Hospital Fogo Selvagem



Hospital do Fogo Selvagem ou Hospital do Pênfigo, é uma entidade de ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEM FINS LUCRATIVOS, fundado com o objetivo de atender pessoas com o “Pênfigo Foliáceo”, uma doença cujos sintomas se assemelham a labaredas que percorrem o corpo e deixam na pele verdadeiras marcas de queimadura. Além deste atendimento, assiste em regime de abrigo crianças e adolescentes em situação de risco social, adultos e idosos.


O pênfigo foliáceo é uma doença que ocorre em todo o mundo, mas tem a curiosa peculiaridade de ocorrer com muito maior frequência na região centro-norte da América do Sul. No Brasil, a doença predomina nos estados do Centro-Oeste, Minas Gerais, oeste de São Paulo, norte do Paraná e Distrito Federal, sendo rara na região nordeste e nos demias estados do sul. Os pênfigos compreendem um grupo de dermatoses de etimologia desconhecida. O pênfigo é uma doença bolhosa auto-imune que resulta na perda da integridade das fixações intercelulares normais no interior da epiderme e epitélio da mucosa.

A participação de fenômenos auto-imunes está demonstrada pela presença de anticorpos reagentes nos espaços intercelulares da epiderme. As bolhas de diâmetros variáveis, de ocorrência superficial ou profunda e de conteúdo seroso claro, purulento ou sanguinolento, uma vez rompidas, originam erosões superficiais irregulares, leito avermelhado e dolorido, e logo são recobertas por um tipo de pseudomembrana, circundadas por eritema difuso.