quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RESPEITA A TERRA MÃE

 
 
O planeta está ameaçado, devido à falta de respeito à floresta e aos seres vivos que nela vivem.

Esta
ameaça é real; basta ver que estão poluindo os rios, derrubando as matas e transformando tudo em pasto, esquecendo que a floresta tem grande valor.
A preocupação da tribo Gamebey do Povo Suruí de Rondônia com a preservação e a conservação da biodiversidade é porque tem a sabedoria de que são parte da floresta e que cada componente da mata tem importância nas suas vidas.
Os pássaros que com seu canto trazem mensagens do bem ou do mau. Os animais que nos alertam sobre os perigos e tornam nossas vidas mais saudáveis e em harmonia com a natureza.
O som das águas dos rios que nos informam sobre as enchentes e a vida dos peixes, nos avisando quando é tempo de bastante alimento e de quando irá faltar.
A lua e as estrelas que nos ensinam o caminho a seguir e nos avisam sobre o que pode acontecer em nossas aldeias, nos prevenindo contra qualquer mal que venha a ocorrer.
O sol que em suas cores nos mostra quando os homens estão destruindo e queimando a floresta, alertando o perigo para os animais e os seres humanos, que ao virem o vermelho que para muitos parece belo, na verdade é um aviso de que a mata e os bichos estão sendo mortos.
O céu que em sua multidão de cores, às vezes azuis claro ou escuro, outras um arco íris nos dizendo quando haverá tempestade ou bom tempo.Os espíritos da floresta cuidam dos animais e de toda a terra, e estão tristes com a destruição e a falta de respeito à Mãe Terra.
Diante de tudo isto, voltamos a afirmar que, para a Tribo Gamebey do povo Paiter Suruí, a floresta é valiosa e faz parte deles.
Ninguém pode transformar a mata em pasto e o céu em cinza!
A floresta e a biodiversidade nos alimentam com seus frutos e animais, que são utilizados apenas para nossa sobrevivência, de modo sustentável.
A floresta é a luz da vida para a humanidade, e os Paiter respeitam a vida.
Estamos vendo que esta luz está ameaçada pela ganância dos homens, que não pensam nas gerações futuras.
Alertamos que, assim como os Paiter precisam da floresta para continuar vivendo como povo, toda a humanidade também precisa, e se não houver uma mudança na forma como a floresta vem sendo explorada e destruída, todo o planeta corre o risco de desaparecer.
Exigimos respeito à nossa terra, aprendemos com os antigos no dia-a-dia a valorizar a cultura Paiter Suruí e nossa mãe Terra, que nos dá tudo, a medicina, o respeito à história de nossas conquistas e principalmente nos nos dá a vida.
 
 
 
por Almir Narayamoga SuruíChefe da Tribo Gamebey do Povo Suruí de Rondônia