domingo, 21 de dezembro de 2014

Associação dos Pintores com a Boca e os Pés




Associação dos Pintores com a Boca e os Pés começou em 1956 quando Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca, reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus. Seu objetivo era ganharem o seu próprio sustento através de seus esforços artísticos e obter uma segurança de trabalho que até então eles não tinham.
Juntando suas habilidades criativas com uma visão de negócios, Stegmann fundou a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés como uma organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos.
O pequeno grupo que ele reuniu no encontro inaugural da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés agora cresceu significativamente e representa aproximadamente 800 artistas em 75 países ao redor do mundo.
Um dos principais focos de Stegmann era que a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés nunca deveria ser considerada uma instituição de caridade pelo fato de seus membros serem deficientes físicos. Para Stegmann, a palavra “caridade” era tão abominável como a palavra “pena”. A Associação sustenta que não é uma instituição de caridade e não se qualifica para a assistência caritativa.





No Brasil
Atualmente há 47 artistas no Brasil, muitos dão palestras e demonstrações de pintura para escolas, empresas e outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis como oportunidade para as pessoas com deficiência. Conheça mais sobre eles na página deArtistas.




Objetivos
A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional controlada pelos seus artistas membros, cujo propósito é:
– Fazer contato com artistas que perderam o uso de suas mãos, seja por nascença, acidente ou doença, e agora pintam com a boca e os pés.
– Fazer contato com pessoas com deficiência que gostariam de aprender a pintar e ganhar seu próprio sustento através dessa capacidade.
– Oferecer assistência moral e informativa para pessoas com deficiência que estejam interessadas em tornar-se estudantes, oferecer aos alunos apoio financeiro, prático e criativo para que sejam artistas completamente desenvolvidos e membros da Associação.
– Estabelecer editoras.
– Atender os interesses dos artistas, facilitando a venda de seu trabalho, principalmente na forma de reproduções como cartões, calendários, etc.
– Publicar material que comunique e apoie o propósito da organização.
– Auxiliar os artistas com deficiência na obtenção de autoestima, realização criativa e segurança financeira.




Visite o site: http://www.apbp.com.br